Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente para esta coleção
Refere-se a produção acadêmica: TCC e Artigos
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA operacionalização do referencial curricular amapaense na educação infantil no município de Macapá.(Faculdade Meta, 2021) BORGES, Gessica Bianca da Silva.; MARQUES, Ynglyd Priscila Nascimento.Neste estudo investigou a Operacionalização do Referencial Curricular Amapaense na Educação Infantil. Para tanto realizou-se uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa, a partir da seguinte questão problema: De que forma ocorre a Operacionalização do Referencial Curricular Amapaense na Educação Infantil no município de Macapá? A pesquisa teve como objetivo geral identificar de que forma o currículo da educação infantil deve ser elaborado, a partir da implantação do Referencial Curricular Amapaense. Os lócus da pesquisa foi uma Escola Municipal de Macapá e a Secretária Municipal de Educação (SEMED). Para a coleta de dados foram realizados questionários com os sujeitos da pesquisa. Os participantes da referida pesquisa foram cinco professoras, uma coordenadora pedagógica e a diretora da escola pesquisada, também a (o) chefe da divisão da educação infantil da SEMED. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo de (Bardin, 2002). Os resultados apontam que a implantação do RCA para os educadores ocorreu de forma incipiente, sem muito aproveitamento, dificultando assim, a utilização do mesmo em sala de aula e o currículo expresso no mesmo vem copiando os modelos da Base Nacional Comum Curricular, o que dificulta a participação das crianças como sujeitos históricos e de direitos, no qual o mesmo não abrange a regionalidade amapaense.
- ItemUNIDADE DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE MACAPÁ: um estudo sobre as atuações dos pedagogos da/na casa da semiliberdade.(Faculdade Meta, 2021) CRUZ, Eliellen Gardenha Alves.; COSTA, Jessica do Nascimento da.Esta pesquisa teve como tema central a atuação do pedagogo em centros de medidas socioeducativas. Trouxe em destaque a seguinte questão: Como atuam os Pedagogos da/na Casa da Semiliberdade, Unidade de Macapá/AP, considerando a proposta de pedagogia social? Objetivou conhecer as modalidades de medidas socioeducativas e enfatizar a importância do pedagogo em ambientes não escolares. Além de conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelo pedagogo no centro em questão. A metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, também caracterizada como de campo, subsidiada, fundamentada por uma pesquisa bibliográfica, onde se fez o uso de ferramentas de pesquisa tecnológicas como: bibliotecas virtuais, sites (google acadêmico), revistas on-line etc. Os sujeitos da pesquisa foram pedagogos e o local de pesquisa foi o Núcleo de Medidas Socioeducativas Casa de Semiliberdade, localizado na Avenida Tupis, bairro do Muca em Macapá. Os principais resultados indicam que os sujeitos possuem experiência de mais de 10 anos atuando como pedagogos na instituição. No cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com suspensão das atividades presenciais, os sujeitos enfrentam dificuldades para sua atuação pela dificuldade de comunicação com os menores e pela falta de tecnologias disponíveis para ambos. Conclui-se, assim, que embora seja algo pouco discutido, a educação em espaços não-escolares, mais especificamente em centros de medidas socioeducativas, assume um papel importantíssimo quanto à ressocialização de crianças e adolescentes. A presença de um pedagogo é fundamental para nortear determinadas ações dentro de unidades de medidas socioeducativas.
- ItemTranstorno do espectro autista: Desafios de docentes para inclusão escolar no município de Macapá-Ap.(Faculdade Meta, 2021) CANTO, Evely Santos da Silva.; SANTOS, Milena Wellem da Silva.O tema do estudo trata-se da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é identificar as dificuldades enfrentadas por docentes na inclusão escolar de alunos com TEA em escolas de Macapá-AP, considerando as práticas pedagógicas dos docentes, as ações da coordenação pedagógica e a atuação da família. Foi realizada pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, com aplicação de questionário online, semiestruturado, disponibilizado para professores do ensino regular e atendimento educacional especializado (AEE). Os principais resultados indicam que a maioria das famílias buscam participar do processo de aprendizagem de seus filhos e buscam manter um bom relacionamento com os professores de seus filhos. Os desafios enfrentados pelos professores perpassam desde a aceitação da família em relação a condição do filho, ausência de formação dos professores do ensino regular, o preconceito de outros alunos, dificuldade dos professores para mediar os conteúdos e atividades durante as aulas remotas, não oferta de AEE em algumas escolas, falta de apoio da coordenação pedagógica e das secretarias de educação (estadual e municipal), até a ausência de recursos pedagógicos e materiais. Conclui-se que muitos desses desafios podem ser superados com medidas, indicadas pelos sujeitos, como o trabalho colaborativo entre professor do ensino regular e professor do AEE; realização de palestras, cursos que tratem sobre essa temática, tanto para a família quanto para a escola; mais suporte técnico, pedagógico e material por parte das secretarias (municipal e estadual); colaboração constante e permanente entre a família e a escola etc.
- ItemEDUCAÇÃO INCLUSIVA: Desafio para inclusão escolar de alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental I.(Faculdade Meta, 2021) SILVA, Ciulete Pacheco da.; MAGNO, Josinete dos Santos.Este artigo tem como tema a Educação Inclusiva e apresenta a seguinte questão – problema de pesquisa: como ocorre a inclusão escolar de alunos com transtorno de espectro autista (TEA) no Ensino Fundamental I no município de Macapá. Para responder essa questão definiu-se o objetivo geral: Identificar os principais desafios do processo de inclusão escolar de alunos com TEA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa. Os lócus da pesquisa foram em escolas diferenciadas do município de Macapá, no Estado do Amapá. Contou-se com a colaboração de sete participantes. Deste total quatro são professores atuantes na área da educação, sendo um (01) Professor do AEE, três (03) professores da escola regular e três (03) pais de aluno com Transtorno do Espectro Autista. Os instrumentos de pesquisa foram questionários online com questões abertas fechadas que foram aplicadas para professores que atuam na rede de ensino municipal e aos responsáveis do aluno com TEA. E para análise dos dados coletados da pesquisa, utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Os resultados mostraram que existem dificuldades no processo de inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista, em que vários aspectos são levados em considerações, como a precária infraestrutura e de organização das salas de aula, entre outros, bem como, demonstra a importância o fortalecimento de questões teóricas e práticas relativas à inclusão.
- ItemA inclusão da ludicidade na prática dos professores que trabalham em turmas de educação de jovens e adultos.(Faculdade Meta, 2021) GOMES, Clarissa Cabral.O presente artigo aborda o Processo de Inclusão da Ludicidade na Prática dos Professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos. A importância da ludicidade é garantir a igualdade a todos inclusive aos alunos que não tiveram oportunidade de estudar por algum motivo na idade certa. Se faz importante, equipar as salas com recursos visuais e jogos educativos garantindo assim aos alunos o acesso às informações que os ajudem a construir conhecimento de forma significativa para seus aprendizados, como é o caso dos alunos que cursam a EJA. O objetivo da pesquisa foi analisar como ocorre o processo de inclusão das atividades lúdicas na prática dos professores da EJA. O estudo teve como base uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Foi realizado aplicação de um questionário pelo Google forms e apenas duas professoras que atuam na Educação de Jovens e Adultos se disponibilizaram a responder às questões propostas. A partir dos dados coletados foi constatado que o processo de inclusão das atividades lúdicas na prática dos professores da EJA se dá por meio de jogos, brincadeiras e diálogos em sala de aula junto aos alunos. A pesquisa apontou ainda, alguns desafios a serem superados, pois a escola não se encontra preparada para desenvolver essas atividades com esses jovens e adultos, pois se percebeu resistência em trabalhar com atividades lúdicas na EJA e necessidade de formação continuada para os professores na área da ludicidade para atender esses alunos com atividade diversificadas em sala de aula buscando uma aprendizagem mais humana e com qualidade
- ItemAnálise sobre o trabalho remoto em tempos de pandemia em uma escola pública de ensino fundamental I no campo.(Faculdade Meta, 2021) MAGALHAES, Carolina Nascimento.; OLIVEIRA, Caroline Barbosa de.; SILVA, Ligia Adriane Ferreira da.Este artigo pretende apresentar uma parte do processo de implementação do ensino remoto e seus impactos na rede pública de ensino de uma escola do Campo localizada no Estado do Amapá, destacando os mecanismos que vêm potencializando a precarização das condições de trabalho e as dificuldades que professoras e professores vêm enfrentando para exercer o magistério. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades de professores e alunos em relação às aulas remotas ofertadas na escola do Campo, no nível fundamental I. A metodologia pautou-se em um questionário que foi enviado a 8 professores que lecionam em escolas do campo para obtenção dos resultados que serão apresentados no decorrer desta pesquisa. Seguido de uma revisão bibliográfica que mostra o levantamento de dados sobre o ensino remoto e dados recentes sobre a Covid-19 e suas implicações na execução das tarefas dos docentes.
- ItemA disciplina estágio supervisionado e suas contribuições para a profissionalização docente.(Faculdade Meta, 2021) NASCIMENTO, Eliana da Cunha.O presente estudo teve como objetivo geral compreender o Estagio como um momento de exercício da relação teoria e prática e, consequentemente, uma preparação profissional. Por sua vez, os objetivos específicos foram: analisar a contribuição da relação teórico-prática do estágio supervisionado para a formação de professores do nível maternal no mercado de trabalho; verificar a importância das vivências e experiências no estágio e, por fim, investigar o estágio como campo de pesquisa. Seguiu-se com a hipótese de que o estágio, em Educação Infantil, contribui aos discentes, a partir do momento que os cursos de Pedagogia asseguram uma dinâmica constante das ações pedagógicas a partir da investigação do universo infantil, uma vez que, não se trata apenas da programação de atividades e da organização das rotinas das crianças. Esse trabalho embasa-se numa abordagem bibliográfica, realizada por meio da leitura e análise de livros, leis e artigos científicos, que foram resenhados para a construção textual posterior do trabalho. Chegou-se à conclusão de que a relação teoria-prática, no estágio, é um dos fatores principais nos momentos posteriores à graduação, quando se vai exercer a docência. Aqueles que tiveram uma boa relação no estágio, portanto, têm menos dificuldades no exercício de suas funções profissionais.
- ItemPráticas de cidadania em uma escola da rede municipal de Macapá.(Faculdade Meta, 2021) ESPINDOLA, Daniela Brito.; SILVA, Juliana dos Santos.Neste artigo pretende - se realizar uma reflexão sobre como são desenvolvidas as práticas de cidadania por educadores e como podem contribuir para formação da cidadania em uma escola de rede municipal de Macapá. O artigo estrutura-se no contexto de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Tem por objetivo dialogar, com o conceito de cidadania, buscando averiguar conceitos e práticas. Para alcançar tal objetivo os conceitos de cidadania e de educação são aprofundados na história, mais propriamente nas condições em que se assenta a constituição de cidadania. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com 3 professores, 1 coordenadora da E.M.E.I Meu pé de Laranja Lima e análise de documentos. Este estudo parte do pressuposto de que a concretização de uma proposta de escola nessa perspectiva tem como principal determinante o nível de consciência e de conhecimento que o educador tem além de uma vivência cidadã que se efetiva no campo individual, mas, principalmente, enquanto sujeito coletivo. Pensar em uma educação para a cidadania refere-se à formação humana dos sujeitos que refletem sobre sua realidade, participativos do seu contexto, produtores de conhecimento, ou seja, formação para uma cidadania crítica.
- ItemInclusão do aluno surdo e os desafios do docente no processo educacional.(Faculdade Meta, 2021) NUNES, Adeni de Oliveira.Os surdos fazem parte de um grupo que necessita de atendimento educacional especial, principalmente por não conseguirem se comunicar por meio da oralidade e por possuírem a Libras como primeira língua. É um grande desafio aos professores o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois cabe a eles construírem novas propostas de ensino, atuar com um olhar diferente em sala de aula, sendo o agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de inclusão escolar de alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental, mediante revisão bibliográfica. A metodologia foi a revisão teórica da literatura com o método de pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória. Foi feito uma busca em livros, dissertações, teses e artigos científicos disponíveis em bases de dados cientificas e bibliotecas virtuais e publicados no período de 2000 a 2020. Os resultados indicam que um aluno surdo dificilmente aprenderá a língua portuguesa do mesmo modo que um aluno ouvinte, pois está é sua segunda língua e sendo assim, sugere-se que o professor utilize estratégias didático. Conclui-se que o professor de turma regular, ao receber um aluno com surdez em sua classe, assume a responsabilidade de desvelar meios que assegurem a construção do conhecimento, favorecendo assim, o seu acesso ao currículo. No entanto, para que este propósito se realize, é necessário que o professor promova adaptações curriculares e efetive diferentes estratégias na sala de aula com a finalidade de facilitar a participação, o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
- ItemInclusão dos recursos tecnológicos na prática dos professores.(Faculdade Meta, 2021) FARIAS, Carla Vanubia Bezerra de.; CONCEIÇÃO, Rubenita Baro da.No contexto de educação e da definição das ferramentas tecnológicas na prática pedagógica do professor, este estudo se caracteriza como elemento importante e basilar no processo de aprendizagem, como tal, tem como objetivo analisar a inclusão das ferramentas tecnológicas na prática docente. A discussão proposta neste estudo resulta de uma abordagem de pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio da aplicação de questionário Google Forms online em virtude da pandemia SARS-CoV-2, Covid 19, tendo como sujeitos 05 professores que ministram aulas em escolas públicas na cidade de Macapá. Para análise dos dados lançou-se mão, de textos com abordagem discursiva. Os resultados apontam que os professores utilizam as ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas mesmo diante de tantas dificuldades encontradas nas escolas onde desenvolvem seus trabalhos educativos, eles utilizam as ferramentas atualmente para ministrar suas aulas e melhorar a qualidade do ensino que desenvolvem com seus alunos.
- ItemInclusão escolar e adaptação/flexibilização curricular: Desafios de professores para incluir alunos com deficiência nas escolas das redes de ensino pública e privada do município de Macapá-Ap.(Faculdade Meta, 2021) PEREIRA, Ana Caroline da Silva.; MACEDO, Arielly Raiany dos Santos.O tema desta pesquisa trata da inclusão escolar de alunos com deficiência. Com foco no desafio de professores para incluir alunos com deficiência em escolas situadas no município de Macapá-AP. Neste sentido, o objetivo geral é identificar os desafios de professores para a incluir alunos com deficiência em escolas das redes pública e privada do município de Macapá-AP, considerando a adaptação/flexibilização curricular no contexto da educação inclusiva. Metodologicamente, o estudo se sustenta em uma pesquisa qualitativa descritiva, com aporte de pesquisa bibliográfica, e foi dividida em três etapas: 1. Desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para aproximação da temática; 2. Coleta de dados por meio do instrumento questionário online para professores do ensino regular e professores da educação especial, com questões abertas; 3. Agrupamento e análise dos dados de maneira qualitativa, considerando o discurso dos sujeitos. Os principais resultados evidenciaram que, de uma forma geral, houveram inúmeras dificuldades, apresentadas pelos sujeitos, para incluir alunos com necessidades educacionais especiais. Desde a própria adaptação/flexibilização dos conteúdos curriculares; a falta de formação continuada (ligada à qualificação); falta de recursos materiais; falta de apoio dos pais/familiares; falta de interesse do próprio professor; entre outras. Conclui-se, assim, que, ainda que os professores demonstrarem compactuar com o pensamento de autores como Glat e Blanco (2007), Scherer e Graff (2017) sobre a inclusão e adaptação/flexibilização curricular, na grande maioria, afirmam ser essa uma das grandes dificuldades e desafios que ainda precisam ser superados, e que está ligada às questões de formação inicial e continuada.
- ItemTransição dos alunos do 5° ano para o 6° anodo ensino fundamental percepção dos professores sobre aprendizagem.(Faculdade Meta, 2021) BAIA, Bruna Ferreira.; COELHO, Nivea Maria Ferreira.A pesquisa intitulada “Transição dos Alunos do 5o ano para 6o ano do Ensino Fundamental: percepção dos professores sobre aprendizagem” parte de uma inquietação, oriunda de percepções adquiridas, por parte de nós duas, acadêmicas autoras deste artigo, no ambiente escolar em que trabalhamos. Tem como objetivo compreender como o processo de transição ocorre de um ano para o outro e suas interferências no processo de aprendizagem. A pesquisa foi de cunho qualitativo com a realização de pesquisa de campo, que contou com a participação de quatro professores de uma escola privada de Macapá/AP (Escola META), sendo dois professores que trabalham em turmas do 5o ano e dois que trabalham em turmas do 6o ano. Os dados foram colhidos por meio do questionário, e, em decorrência da pandemia Covid-19, os questionários foram aplicados através do Google forms via on-line. Os documentos normativos e norteadores do sistema de ensino brasileiro bem como teóricos como Gardner (1983), Vygotsky (1962) e Paulo Freire (1974), subsidiaram a construção do trabalho, aportando temas relevantes como a organização da educação brasileira, o desenvolvimento humano, a infância e a adolescência e a transição do 5o para o 6o ano. Os dados revelaram que apesar da transição do 5o para o 6o ano ter a atenção da legislação educacional brasileira, o assunto é abordado de diferentes maneiras nas formações inicial e continuada, cabendo apenas às escolas essa responsabilidade. A passagem da infância para a adolescência concomitante ao momento transitório, ganha atenção por parte da escola pesquisada, com os professores do 5o ano orientando e encorajando e, com os do 6o ano, orientando e acolhendo. A adaptação dos alunos ao novo ciclo, implicada por sentimento como o medo, insegurança, falta de autonomia e dependência, ocorre ao longo do 6o ano e de forma diferente para cada aluno. Entretanto, a novidade causa curiosidade e a vontade de aprender nos estudantes, que torna o momento oportuno para a aprendizagens de novos conhecimentos.
- ItemJogos e brincadeiras como estratégia pedagógica de professores da educação infantil em escolas do município de Macapá-Ap.(Faculdade Meta, 2021) SILVA, Arlete de Sa.; MACEDO, Suany da Silva.O tema desta pesquisa trata-se de jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica na educação infantil. Especificamente na educação infantil em escolas do município de Macapá-AP. Os jogos e as brincadeiras são considerados instrumentos importantes de motivação para desenvolver a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico matemático, entre outras capacidades de desenvolvimento humano. O objetivo geral é o de identificar a compreensão e prática pedagógica de docentes de educação infantil de escolas de Macapá-AP em relação a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Foram feitas coleta de dados através de um questionário desenvolvido no google forms. Este instrumento de pesquisa foi composto por questões abertas e fechadas, considerando a natureza qualitativa da pesquisa. Os principais dados revelam que os sujeitos consideram os jogos e as brincadeiras como importantes e fundamentais para o desenvolvimento de suas aulas, destacando, inclusive, as contribuições para o desenvolvimento social, emocional, motor, cultural e de aprendizagem de seus alunos. E que há um esforço, por parte de algumas professoras, mesmo com a dificuldade de espaço físico nas escolas em que trabalham, de aplicar os jogos e as brincadeiras em suas metodologias de ensino. No entanto, é preciso superar a concepção de afastamento das professoras no momento em que os alunos estão jogando ou brincando, pois, a maioria das professoras não se envolve diretamente nesse momento, acabam utilizando-o para observar os alunos, e avaliá-los.
- ItemOs impactos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na aprendizagem de alunos de escolas do município de Macapá (2020).(Faculdade Meta, 2021) MEIRELES, Andrini Marry Borralho.; SILVEIRA, Larissa Kelly Oliveira.Esta pesquisa tem como tema central os impactos da covid-19 na aprendizagem de alunos de escolas públicas e privadas do município de Macapá. Desta forma, o objetivo geral é o de identificar os impactos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) na aprendizagem de alunos de escolas públicas e privadas do município de Macapá. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada por uma pesquisa bibliográfica, pautada em autores que tratam sobre o tema. O instrumento utilizado foi um questionário online, com questões abertas e fechadas, na plataforma do Google Forms, disponibilizado para professores de escolas públicas e particulares que desenvolveram atividades docentes durante a pandemia. Os principais resultados evidenciam que os impactos da pandemia incidiram negativamente sobre o processo de aprendizagem dos alunos, em que estes aprenderam de forma razoável, pois muitos não possuem acesso à internet ou não dispõem de auxílio da família na realização das tarefas escolares. A falta de recursos faz com que a maioria dos alunos não tenha tido quase contato com os conteúdos apresentados ou não tenham tido nenhum contato. Conclui-se, assim, que a pandemia trouxe muitos desafios e dificuldades tanto para a prática dos docentes quanto para a aprendizagem dos alunos. Além de evidenciar a fragilidade do ensino e a necessidade de investir mais nas tecnologias e na ciência.
- Item‘Do preso ao solto’: estudo de caso da identidade afro-infantil através do cabelo.(Faculdade Meta, 2021) LIMA, Maria de Nazare Farias de.Este artigo tem como proposta de análise a prática do racismo contra crianças negras pela estética do cabelo afro no ambiente escolar. Busca analisar os estereótipos socialmente construídos em torno dessa estética e de como a escola se constitui de um espaço educacional racista. Analisa a construção de formas representativas dessa forma de preconceito e de como esse aspecto, de forma recorrente, tem se apresentado no espaço escolar. O Racismo materializa-se por meio de falas, olhares e ocorrências, muitas vezes a questão é amenizada, explicada como antipatia entre crianças, e de que os adultos, quando interferem nessa estética, só querem que a criança tenha uma melhor aparência. O objetivo do estudo é analisar as representações sociais do cabelo crespo no espaço escolar e de como esse aspecto interfere na autoestima da criança e na valorização de sua estética. O desenho metodológico se constitui a partir de Robert. K. Yin (2001) e Carlos Gil (2007) pela elaboração de um estudo de caso em profundidade a respeito do racismo praticado na escola contra uma criança negra e noticiado pelo jornal Estado de Minas Gerais no dia 23 de junho de 2017. Destacamos os conceitos de racismo associado às práticas de exclusão, discriminação e a estética corporal, enfatizando, principalmente, as ferramentas analíticas dos autores Frantz Fanon (2008); e Kabengele Munanga (2005). Partindo dessa premissa formulamos as questões norteadoras da pesquisa: qual o espaço deve ser dedicado à criança para a valorização do seu fenótipo e empoderamento? Quais são as mudanças que a comunidade escolar precisa fazer para que esse aluno se sinta representado e aceito por seus colegas?
- ItemA utilização de jogos como ferramenta pedagógica em tempos de pandemia na prática de professores do município de Macapá.(Faculdade Meta, 2021) RODRIGUES, Joana Darc Lobato.; SILVA, Suzana dos Santos.O tema deste estudo trata de entender o jogo como ferramenta pedagógica na educação infantil, com olhar específico para ação de docentes do município de Macapá-AP durante o período da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Desta forma, ao relacionar o jogo como ferramenta pedagógica na educação infantil compreende-se sua relevância para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. O objetivo geral da pesquisa é identificar como professores da educação infantil, da rede pública e privada do município de Macapá, estão utilizando os jogos durante suas aulas no período da pandemia da covid-19. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter descritivo, além de estar fundamentado por uma pesquisa bibliográfica, pautada em autores que tratam dos assuntos que entornam o tema. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionário, com questões abertas e fechadas, na plataforma do Google Forms, para professores da educação infantil que atuam em escolas públicas e privadas de Macapá. Os principais resultados revelam que os professores, na sua maioria, buscaram utilizar os jogos em suas aulas durante o período de pandemia, alguns com objetivos bem definidos para desenvolver conteúdos de disciplinas específicas. Alguns dos jogos utilizados foram jogo de tabuleiro, jogo da memória etc. As dificuldades nesse período, por vezes, ultrapassam as ações que podem ser desempenhadas pelo docente/escola. Conclui-se que, os sujeitos reconhecem o jogo como um recurso fundamental para sua metodologia em sala de aula, sendo, também, uma peça facilitadora durante as aulas remotas.
- ItemA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: sugestões de brincadeiras e jogos como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem.(Faculdade Meta, 2021) BORGES, Glenda Maia.O tema deste estudo trata-se da ludicidade na educação infantil, com foco nas brincadeiras e jogos como fonte de estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem. Desta direção, o objetivo central é o de apresentar sugestões de jogos e brincadeiras que podem auxiliar professores a desenvolver práticas lúdicas no cotidiano da sala de aula da educação infantil. Metodologicamente, optou-se por desenvolver uma pesquisa bibliográfica, com autores como Santin, Kishimoto, Chaves que discutem e contextualizam a ludicidade no espaço escolar como uma ferramenta pedagógica eficaz para o ensino e aprendizagem. Bem como um levantamento/sugestão de jogos e brincadeiras que podem ser desenvolvidos na educação infantil. Os principais resultados revelam a variedade de jogos e brincadeiras, com perspectiva lúdica, que podem ser desenvolvidos no espaço escolar infantil, constituem-se em atividade rica, na medida em que os professores e alunos interagem construindo conhecimentos e socializando. Conclui-se que, não basta apenas selecionar jogos e brincadeiras, a partir do viés da ludicidade de forma aleatória, antes de tudo, é articulada uma postura efetiva, uma prática docente que seja fundamentada de teoria, que seja consciente, planejada, articulada com uma fundamentação teórica sólida, clara.
- ItemEducação ambiental em uma escola municipal de macapá-ap: realidade e desafios.(Faculdade Meta, 2022) LIMA, Bianca Dagmar Guedes de.; SENA, Samarah de Souza Marques.Este trabalho teve como objetivo analisar como é a prática da educação ambiental em uma escola municipal na cidade de Macapá-AP e a realidade e desafios que os docentes enfrentam para trabalhar essa temática em sala de aula. O trabalho foi voltado ao segundo e terceiro ano do ensino fundamental l. A pesquisa foi de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com o intuito de verificar como são desenvolvidas as práticas curriculares de educação ambiental no Ensino Fundamental l, de que forma os professores desenvolvem as suas atividades e quais as percepções trabalhadas na escola. Os instrumentos utilizados foram observação e entrevista semiestruturada. Também foi utilizada pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos. Através da pesquisa foi constatado que a educação ambiental ajuda o professor a traçar estratégias de trabalho para envolver os alunos do Ensino Fundamental l a mudar hábitos e construir conhecimentos e posturas de respeito ao meio ambiente e, assim, o educador, deve ensinar ao discente, da forma mais simples possível, o necessário ao aprendizado das questões ambientais.
- ItemO processo metodológico de alfabetização de jovens e adultos na escola estadual prof. Zolito de jesus nunes e escola sesc–Macapá-Ap.(Faculdade Meta, 2022) OLIVEIRA, Adriany Marcia santos de.; FLORES, Vitoria Fonseca.Neste estudo investigou-se o processo metodológico de alfabetização de jovens e adultos na Escola Estadual Prof. Zolito de Jesus Nunes e Escola Sesc – Macapá-Ap. Através da pesquisa de campo desenvolvida pelas acadêmicas no ano de 2021, na disciplina de Estágio Supervisionado II. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral analisar como é desenvolvido o processo metodológico utilizado somente por duas professoras, uma de cada escola, voltados à alfabetização de Jovens e Adultos - EJA nas escolas Prof. Zolito de Jesus Nunes e Sesc Macapá/AP. Sendo que os lócus da pesquisa foram as referidas escolas. Através do local da pesquisa, o método utilizado foi o qualitativo, sendo também feita a construção de um questionário e enviado através de link as docentes para o preenchimento das respostas voltado a metodologia de alfabetização em que o suporte de coleta de dados foi a ferramenta de utensílios do Google - O Google Forms, sendo os sujeitos da pesquisa as docentes das respectivas escolas, onde lecionam para os alunos da 2º etapa - EJA. Deste modo, o propósito de analisar a problemática que é quais os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores para desenvolver uma alfabetização adequada para o público de Jovens e Adultos-EJA nas escolas Prof. Zolito de Jesus Nunes e Sesc-Macapá/AP? A partir disso, o resultado da pesquisa de cunho qualitativo através das respostas das docentes ao questionário voltado às metodologias educacionais das respectivas docentes.
- ItemA importância da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais na 1a etapa da educação de jovens e adultos da escola Paulo Freire – Macapá/Ap.(Faculdade Meta, 2022) BARROS, Ana Samara dos Santos.; SILVA, Jacqueline Ramos da.Este estudo tem como tema A importância da inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais na 1a etapa da educação de jovens e adultos da Escola Paulo Freire – Macapá/AP, o tema surgi a partir da disciplina de estágio supervisiona, na busca de compreender como é ofertada a educação escolar de pessoas com NEE. O qual tem objetivo entender como se dá o atendimento educacional a pessoas com necessidades educativas especiais na 1a etapa da EJA, identificando que tipos de ações o professor utiliza. Buscou-se realizar levantamento bibliográfico de trabalhos relacionados ao tema como dissertações, revistas cientificas e fundamentação em leis, portarias no período de 1990 a 2022, aplicou-se questionário com 10 (dez) perguntas a uma professora da instituição de ensino, para compreender como se para compreender como se dá o processo de ensino dos alunos com NEE. Com bases nos resultados que a qualidade da educação nas escolas que ministram na EJA reflete a falta de investimento do poder público na educação escolar, caracteriza pelo caráter precário da escola.