Trabalhos Acadêmicos
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- Item‘Do preso ao solto’: estudo de caso da identidade afro-infantil através do cabelo.(Faculdade Meta, 2021) LIMA, Maria de Nazare Farias de.Este artigo tem como proposta de análise a prática do racismo contra crianças negras pela estética do cabelo afro no ambiente escolar. Busca analisar os estereótipos socialmente construídos em torno dessa estética e de como a escola se constitui de um espaço educacional racista. Analisa a construção de formas representativas dessa forma de preconceito e de como esse aspecto, de forma recorrente, tem se apresentado no espaço escolar. O Racismo materializa-se por meio de falas, olhares e ocorrências, muitas vezes a questão é amenizada, explicada como antipatia entre crianças, e de que os adultos, quando interferem nessa estética, só querem que a criança tenha uma melhor aparência. O objetivo do estudo é analisar as representações sociais do cabelo crespo no espaço escolar e de como esse aspecto interfere na autoestima da criança e na valorização de sua estética. O desenho metodológico se constitui a partir de Robert. K. Yin (2001) e Carlos Gil (2007) pela elaboração de um estudo de caso em profundidade a respeito do racismo praticado na escola contra uma criança negra e noticiado pelo jornal Estado de Minas Gerais no dia 23 de junho de 2017. Destacamos os conceitos de racismo associado às práticas de exclusão, discriminação e a estética corporal, enfatizando, principalmente, as ferramentas analíticas dos autores Frantz Fanon (2008); e Kabengele Munanga (2005). Partindo dessa premissa formulamos as questões norteadoras da pesquisa: qual o espaço deve ser dedicado à criança para a valorização do seu fenótipo e empoderamento? Quais são as mudanças que a comunidade escolar precisa fazer para que esse aluno se sinta representado e aceito por seus colegas?
- ItemA utilização de jogos como ferramenta pedagógica em tempos de pandemia na prática de professores do município de Macapá.(Faculdade Meta, 2021) RODRIGUES, Joana Darc Lobato.; SILVA, Suzana dos Santos.O tema deste estudo trata de entender o jogo como ferramenta pedagógica na educação infantil, com olhar específico para ação de docentes do município de Macapá-AP durante o período da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Desta forma, ao relacionar o jogo como ferramenta pedagógica na educação infantil compreende-se sua relevância para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. O objetivo geral da pesquisa é identificar como professores da educação infantil, da rede pública e privada do município de Macapá, estão utilizando os jogos durante suas aulas no período da pandemia da covid-19. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter descritivo, além de estar fundamentado por uma pesquisa bibliográfica, pautada em autores que tratam dos assuntos que entornam o tema. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionário, com questões abertas e fechadas, na plataforma do Google Forms, para professores da educação infantil que atuam em escolas públicas e privadas de Macapá. Os principais resultados revelam que os professores, na sua maioria, buscaram utilizar os jogos em suas aulas durante o período de pandemia, alguns com objetivos bem definidos para desenvolver conteúdos de disciplinas específicas. Alguns dos jogos utilizados foram jogo de tabuleiro, jogo da memória etc. As dificuldades nesse período, por vezes, ultrapassam as ações que podem ser desempenhadas pelo docente/escola. Conclui-se que, os sujeitos reconhecem o jogo como um recurso fundamental para sua metodologia em sala de aula, sendo, também, uma peça facilitadora durante as aulas remotas.
- ItemA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: sugestões de brincadeiras e jogos como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem.(Faculdade Meta, 2021) BORGES, Glenda Maia.O tema deste estudo trata-se da ludicidade na educação infantil, com foco nas brincadeiras e jogos como fonte de estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem. Desta direção, o objetivo central é o de apresentar sugestões de jogos e brincadeiras que podem auxiliar professores a desenvolver práticas lúdicas no cotidiano da sala de aula da educação infantil. Metodologicamente, optou-se por desenvolver uma pesquisa bibliográfica, com autores como Santin, Kishimoto, Chaves que discutem e contextualizam a ludicidade no espaço escolar como uma ferramenta pedagógica eficaz para o ensino e aprendizagem. Bem como um levantamento/sugestão de jogos e brincadeiras que podem ser desenvolvidos na educação infantil. Os principais resultados revelam a variedade de jogos e brincadeiras, com perspectiva lúdica, que podem ser desenvolvidos no espaço escolar infantil, constituem-se em atividade rica, na medida em que os professores e alunos interagem construindo conhecimentos e socializando. Conclui-se que, não basta apenas selecionar jogos e brincadeiras, a partir do viés da ludicidade de forma aleatória, antes de tudo, é articulada uma postura efetiva, uma prática docente que seja fundamentada de teoria, que seja consciente, planejada, articulada com uma fundamentação teórica sólida, clara.
- ItemA operacionalização do referencial curricular amapaense na educação infantil no município de Macapá.(Faculdade Meta, 2021) BORGES, Gessica Bianca da Silva.; MARQUES, Ynglyd Priscila Nascimento.Neste estudo investigou a Operacionalização do Referencial Curricular Amapaense na Educação Infantil. Para tanto realizou-se uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa, a partir da seguinte questão problema: De que forma ocorre a Operacionalização do Referencial Curricular Amapaense na Educação Infantil no município de Macapá? A pesquisa teve como objetivo geral identificar de que forma o currículo da educação infantil deve ser elaborado, a partir da implantação do Referencial Curricular Amapaense. Os lócus da pesquisa foi uma Escola Municipal de Macapá e a Secretária Municipal de Educação (SEMED). Para a coleta de dados foram realizados questionários com os sujeitos da pesquisa. Os participantes da referida pesquisa foram cinco professoras, uma coordenadora pedagógica e a diretora da escola pesquisada, também a (o) chefe da divisão da educação infantil da SEMED. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo de (Bardin, 2002). Os resultados apontam que a implantação do RCA para os educadores ocorreu de forma incipiente, sem muito aproveitamento, dificultando assim, a utilização do mesmo em sala de aula e o currículo expresso no mesmo vem copiando os modelos da Base Nacional Comum Curricular, o que dificulta a participação das crianças como sujeitos históricos e de direitos, no qual o mesmo não abrange a regionalidade amapaense.
- ItemUNIDADE DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE MACAPÁ: um estudo sobre as atuações dos pedagogos da/na casa da semiliberdade.(Faculdade Meta, 2021) CRUZ, Eliellen Gardenha Alves.; COSTA, Jessica do Nascimento da.Esta pesquisa teve como tema central a atuação do pedagogo em centros de medidas socioeducativas. Trouxe em destaque a seguinte questão: Como atuam os Pedagogos da/na Casa da Semiliberdade, Unidade de Macapá/AP, considerando a proposta de pedagogia social? Objetivou conhecer as modalidades de medidas socioeducativas e enfatizar a importância do pedagogo em ambientes não escolares. Além de conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelo pedagogo no centro em questão. A metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, também caracterizada como de campo, subsidiada, fundamentada por uma pesquisa bibliográfica, onde se fez o uso de ferramentas de pesquisa tecnológicas como: bibliotecas virtuais, sites (google acadêmico), revistas on-line etc. Os sujeitos da pesquisa foram pedagogos e o local de pesquisa foi o Núcleo de Medidas Socioeducativas Casa de Semiliberdade, localizado na Avenida Tupis, bairro do Muca em Macapá. Os principais resultados indicam que os sujeitos possuem experiência de mais de 10 anos atuando como pedagogos na instituição. No cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com suspensão das atividades presenciais, os sujeitos enfrentam dificuldades para sua atuação pela dificuldade de comunicação com os menores e pela falta de tecnologias disponíveis para ambos. Conclui-se, assim, que embora seja algo pouco discutido, a educação em espaços não-escolares, mais especificamente em centros de medidas socioeducativas, assume um papel importantíssimo quanto à ressocialização de crianças e adolescentes. A presença de um pedagogo é fundamental para nortear determinadas ações dentro de unidades de medidas socioeducativas.